PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária Diogo de Macedo, Olival, Vila Nova de Gaia


Exposição de motivos
Todos nós sabemos que, o dia-a-dia das famílias nem sempre lhes permite o tempo de qualidade necessário para conversarem sobre os seus problemas. A gestão do tempo nem sempre é tarefa fácil e, muitas vezes, pequenos problemas são descurados até se transformarem em algo realmente grave. Muitas das situações ou questões que assolam os nossos jovens ou não são detetados precocemente, ou são detetados pelos amigos que nem sempre atuam de forma mais assertiva.
Dotar os pais e Encarregados de Educação de ferramentas que lhes permitam perceber pequenos problemas nos seus filhos e eventuais formas de resolução, poderá ser muito importante, na medida em que a deteção precoce poderá levar a uma rápida resolução dos mesmos, evitando, assim situações mais graves e que, muitas vezes resultam em prejuízos pessoais muito elevados.
Por outro lado, está cientificamente provado que ambientes de trabalho mais apelativos e agradáveis promovem atitudes mais positivas e comportamentos mais saudáveis. Pessoas mais felizes, são mais empáticas e colaborantes, contribuindo para o bom ambiente entre todos e, consequentemente, para a diminuição de problemas de saúde mental.


Medidas Propostas
  1. Criação de salas mais atrativas do ponto de vista estético e que promovam a concentração e o trabalho de equipa, bem como pequenas sessões de meditação ao longo da semana.
  2. Sessões parentais – sessões periódicas com pais e encarregados de educação no sentido de tentar sensibilizar os adultos para as problemáticas dos jovens e dotá-los de ferramentas que lhes permitam a deteção precoce dos problemas e uma maior capacidade de resolução / intervenção.
  3. o