PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica de Valadares, Vila Nova de Gaia


Exposição de motivos
1- O tempo excessivo de ecrãs é uma tendência que se verifica em toda a sociedade. Para contrariar esta tendência é necessário criar bons hábitos de lazer e socialização desde cedo. Assim, nos espaços públicos, para minimizar o recurso ao ecrã nos mais jovens é necessário construir alternativas, preferencialmente, através de espaços de contacto com a natureza e com jogos ao ar livre, onde crianças e jovens possam criar o hábito de se entreter de forma mais saudável e desse modo reduzir-se o apelo das ofertas sem filtro do mundo digital para o entretenimento e ocupação de tempos livres.
2 - Os jovens precisam de ter acesso a espaços informais para conversar e desabafar sobre as suas dificuldades. A existência de espaços informais de encontro abre oportunidades para a concretização destes encontros e destas conversas necessárias a um desenvolvimento pessoal saudável.
3- Os alunos precisam de conhecer e aceder mais livremente aos serviços de psicologia e orientação das escolas. Através da promoção de dinâmicas de grupo informais junto de todas as turmas, estes serviços davam-se a conhecer e tinham oportunidade de recordar os alunos com necessidade de que eles existem e estão lá para eles, sempre que precisarem.


Medidas Propostas
  1. Criação de mais estruturas de lazer e contacto com a natureza, nos espaços públicos, para usufruto de crianças e jovens nos tempos livres.
  2. Criação de ofertas formativas, de frequência opcional, com programas de desenvolvimento pessoal, no ensino básico e secundário.
  3. Promover encontros frequentes dos serviços de psicologia das escolas com todas as turmas do ensino básico e secundário