PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Academia Musical de Vilar do Paraíso


Exposição de motivos
- Assembleia de Turma mensal, nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento: nas aulas desta disciplina, uma vez por mês, os alunos reúnem-se numa assembleia para debater e conversar sobre assuntos e situações que, normalmente, não são abordados nestas aulas, com o objetivo de evitar casos ou peripécias que ponham em causa a saúde mental dos alunos (por exemplo, evitar situações de Bullying). Nestas assembleias, o professor apenas desempenhará a função de um mediador, não tendo qualquer função que não seja estritamente necessária.

- Consultas gratuitas de psicologia, um dia por semana: uma vez por semana, os psicólogos de uma escola estão disponíveis para receber alunos que queiram desabafar sobre alguma situação pontual que estejam a atravessar, ou pedir conselhos a um especialista. Isto estaria disponível para todos os alunos de uma comunidade escolar, exceto aqueles que já estão a ser acompanhados regularmente na psicologia. Cada aluno terá direito a uma consulta por cada ano letivo e cada dia terá um número limitado de inscrições, para não sobrecarregar os psicólogos.

- Disponibilizar livros de autoajuda nas bibliotecas escolares: com esta medida, os alunos terão oportunidade de consultar histórias e casos que poderão ser semelhantes ao seu e poderão autoajudar-se. Os psicólogos também irão ter mais materiais para apoiarem os seus alunos.

Consideramos estas três propostas bastante importantes, uma vez que se complementam, ou seja, abrangem os três grupos de pessoas que pretendemos alcançar: a comunidade educativa, em geral, os alunos que atravessam um momento difícil, porém não sentem a necessidade de um acompanhamento regular na psicologia e, ainda, os que já estão a ser acompanhados por um psicólogo ou têm distúrbios na sua saúde mental. Também as escolhemos, pois são exequíveis e facilmente atingem a comunidade educativa.


Medidas Propostas
  1. Assembleia de Turma mensal, nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento
  2. Consultas gratuitas de psicologia
  3. Disponibilizar livros de autoajuda nas bibliotecas escolares