PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Colégio de Ermesinde


Exposição de motivos
Como sabemos, os jovens lidam com problemas de saúde mental frequentemente, mas têm muitos preconceitos para com os psicólogos e estereótipos acerca da saúde mental. Deste modo, decidimos criar medidas que promovam a saúde mental dos jovens direta e indiretamente, tendo em conta os contextos em que se inserem e o que mais os influencia, tornando-as mais impactantes e eficazes.
Assim, a nossa primeira medida surge no âmbito de acabar com algumas das ideias pré-concebidas, combatendo também as assimetrias socioeconómicas, através da criação de cheques-psicólogo. Estes cheques funcionariam como guias de acesso a um conjunto de cuidados na área da saúde mental, com destaque para sessões individuais acompanhadas por profissional de saúde desta área. A sua distribuição seria feita nas escolas, abrangendo todos os alunos até ao final da escolaridade obrigatória.
Pensamos que os encarregados de educação e os profissionais do ensino têm um papel fundamental na nossa sociedade e na vida dos jovens e, por isso, a nossa segunda medida é direcionada para eles. A medida consiste na dinamização de formações de inteligência emocional, em regime de formação contínua, promovidas por profissionais do SNS, para que os visados se tornem mais aptos a lidar com os problemas dos jovens à sua responsabilidade, incluindo o ensino do controlo das suas emoções, um conceito chave para manter uma boa saúde mental.
Para a nossa última medida, decidimos focar-nos no desporto e outras atividades culturais que, como sabemos, estão presentes na vida da maioria dos jovens, levando assim o apoio proporcionado em casa e nas escolas também para as suas atividades de lazer. Esta consiste na disponibilização de apoio psicológico e de um espaço onde este se possa realizar, nos clubes desportivos e outras instituições culturais, através de ajudas das Câmaras Municipais e do Estado. Este apoio deverá ser prestado individualmente podendo também ser integradas sessões conjuntas no caso de atividades em grupo, aproximando os seus elementos e fortalecendo não só bem-estar físico, como também a vertente psicológica, que está no controlo do nosso sucesso e bom funcionamento.


Medidas Propostas
  1. Criação do “Cheque psicólogo” para alargar o acesso ao apoio emocional e psicológico, minimizando as discrepâncias socioeconómicas.
  2. Dinamização de formações de inteligência emocional, promovidas por profissionais do SNS, para encarregados de educação e profissionais do ensino, em regime de formação contínua, para alargar o apoio emocional proporcionado aos educandos.
  3. Extensão dos serviços de psicologia da escola para instituições desportivas e culturais, através da criação de espaços onde se disponibilize apoio psicológico em sessões conjuntas ou individuais.