PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária de Valongo


Exposição de motivos
1.ª medida
Um dos maiores problemas do sistema nacional de saúde é o enorme tempo de espera necessário para a marcação de uma consulta e, muitas vezes, devido a essa dificuldade, uma grande quantidade de pessoas evitam ir ao médico.
Por isso, é essencial a entrega de cheques para check-up psicológico anual, permitindo, assim, aos pacientes escolherem quando e onde (sistema público ou sistema privado) fariam a sua consulta. Isto permitiria também um diagnóstico precoce, evitando o desenvolvimento de problemas, diminuindo a taxa de suicído, e resultando em melhores tratamentos.
O dinheiro para os cheques seria proveniente do Ministério da Saúde (40%), Ministério da Educação (40%) e Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (20%).
2.ª medida
Propomos a criação de uma aplicação para partilha de ideias, de emoções, de experiências e de testemunhos relativos à doença mental, respeitando-se o direito à privacidade. Esta aplicação será mediada por profissionais especializados (psicólogos, profissionais da saúde, por exemplo).
Além da utilização da app também sugerimos que haja uma caixa (física) de correio segura, onde a comunidade escolar poderia deixar cartas, anonimamente, com os seus problemas ou emoções.
Posteriormente, seria realizada uma sessão de partilha e de reflexão, para toda a comunidade, orientada por especialistas. Estas sessões podem ter vários benefícios, fornecer uma perspetiva diferente sobre os desafios e comportamentos e potenciar a saúde mental.
3.ª medida
Comemorar o “Dia mundial da saúde mental” (10 de outubro), implementando, quinzenalmente, atividades que promovam a saúde mental e o bem-estar, tais como dança, música, “mindfulness”, pilates, “team building” (jogo de equipa/grupo), ouvir e contar histórias, jogos interativos, em grupo, e palestras. Deste modo, todos os envolvidos poderiam “refrescar” a mente, refletir sobre a sua vida e, ao mesmo tempo, tentar ultrapassar problemas que possam ter ou estar a viver.
Desta forma, pretende-se dar a conhecer a importância e o significado de saúde mental a todos os elementos da comunidade educativa, fazendo com que se possa prevenir ou tratar alguma doença ou algum distúrbio relacionados com a saúde/doença mental.


Medidas Propostas
  1. Entrega de cheques para check-up psicológico anual a jovens entre os 9 e os 21 anos.
  2. Criação de uma aplicação para partilha de ideias e de experiências relativas à doença mental .
  3. Comemorar o “Dia mundial da saúde mental” na comunidade educativa, através da implementação quinzenal de atividades.