PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica e Secundária D. Dinis, Santo Tirso


Exposição de motivos
Motivos para a 1º Proposta:
Tendo como objetivo a diminuição do stress e níveis de ansiedade nos jovens sugere-se que o Estado, isto é, o Ministério da Educação implemente o mais rapidamente possível o Projeto Maia e a avaliação do trabalho em sala de aula de forma a que todos os momentos de avaliação sejam considerados de igual forma na avaliação sumativa dos alunos.
Motivos para a 2º Proposta:
Incrementar um novo calendário escolar com mais pausas letivas ao longo do ano letivo mas mantendo o mesmo número de dias de atividades letivas. Ou seja, no primeiro período teríamos uma pausa de cinco dias úteis em inícios de novembro e no segundo período letivo teríamos uma pausa de cinco dias na época do carnaval. Estes momentos de interrupção das atividades letivas permitiriam o descanso dos jovens e, simultaneamente, um período de reuniões de avaliação intercalar para os Professores. Esta situação permitirá reduzir o nível de ansiedade quer dos alunos como os professores.
Motivos para a 3º Proposta:
No sentido de promover a prevenção e a identificação de problemas ligados à Saúde Mental nos jovens, o PES teria a vertente Saúde Mental com a colaboração de técnicos de saúde, de sessões e dicas de apoio aos alunos.


Medidas Propostas
  1. Valorização do trabalho em aula e diminuição do valor dos instrumentos de avaliação mais tradicionais.
  2. Reformulação do Calendário Escolar, bem como a diminuição da carga horária escolar.
  3. Inclusão da temática Saúde Mental no Programa de Educação para a Saúde.