PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica de São Martinho, São Martinho do Campo, Santo Tirso


Exposição de motivos
1- Campanhas de sensibilização e informação sobre o tema " Saúde mental dos jovens;

Na atualidade é essencial quebrar o silêncio sobre as doenças mentais que afetam cada vez mais os nossos jovens. Dar visibilidade ao tema, informar sobre o tema, educar para a promoção de uma saúde mental equilibrada é urgente nas nossas escolas.Esta sensibilização poderá ser desenvolvida de diferentes formas, por profissionais da área ou de professores sendo que, poderá ser uma temática a abordar de forma multidisciplinar.
2- Cada trimestre escolar deverá ter uma semana de interrupção nas atividades letivas para atividades não letivas;

Os jovens perderam muitas das capacidades socioemocionais imposta pela pandemia. Muitos adquiriram comportamentos de isolamento, por estar menos na relação uns com os outros, não tiveram tanta oportunidade de desenvolver competências socais. A escola tem de ser menos centrada no currículo, promover uma relação mais próxima entre a realidade dos jovens e os conteúdos abordados. Para tal, o calendário escolar deverá considerar uma pausa nas atividades letivas e criar uma semana de atividades não letivas onde cada escola promova atividades de criatividade, diálogo, informação e socialização dos discentes.

3- Criar espaços na escola de apoio a jovens com problemas de saúde mental.
A escola tem de ser um espaço seguro e de apoio aos jovens que precisam de ajuda mais específica e rápida. Na escola é importante a existência de gabinetes de apoio e de técnicos especializados para trabalhar em articulação com docentes e discentes no sentido de criar um ambiente saudável onde todos se sintam bem.


Medidas Propostas
  1. Sensibilização e informação sobre o tema " Saúde mental dos jovens"
  2. Cada trimestre escolar ter uma semana de interrupção nas atividades letivas para atividades não letivas;
  3. Criar espaços( gabinetes, salas de apoio) na escola para jovens com problemas de saúde mental.