PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA
Escola Secundária Eça de Queirós, Póvoa de Varzim
Exposição de motivos
1_Um dos fatores que contribui para a ansiedade e depressão nos jovens é a pressão que, por vezes, começa desde tenra idade. A extensa carga horária existente no Programa de Ensino Nacional, deixa os alunos, atualmente, fatigados e ansiosos, além de afetar a higiene do sono dos mesmos.Associada à carga horária segue-se a pressão causada pelos inúmeros elementos de avaliação, nomeadamente: os testes, trabalhos de grupo, trabalhos de casa…
A reformulação e otimização dos programas das disciplinas vai permitir a diminuição da carga horária escolar e, consequente, a diminuição dos momentos e elementos de avaliação. As Escolas, desta forma, poderão organizar os horários no sentido de os alunos só a frequentarem durante o período da manhã ou da tarde. Esta medida contribuirá para a maximização do potencial de desenvolvimento integral e saudável dos jovens.
2_Muitos jovens e respetivas famílias não conseguem aceder ao atendimento e prestação de cuidados médicos, no âmbito da Saúde Mental, ora, devido à sua situação financeira, ora devido à falta de investimento por parte do Orçamento de Estado nesta área específica. Desta forma, propomos um aumento de 5% do valor do Orçamento destinado à área da Saúde Mental, destinada à criação de consultas de rotina, pelo menos uma vez por mês, gratuitas, nos Centros de Saúde o que contribuirá para detetar, numa fase inicial, os sintomas de certas doenças do foro mental, tais como a ansiedade e a depressão.
O profissional de Saúde irá ajudar a diagnosticar o motivo dos problemas e delinear estratégias de intervenção que visem a melhoria ou a superação dos obstáculos identificados, pela capacitação dos jovens, assim como das respetivas famílias.
3_ A exigência de resultados no que diz respeito a atividades extracurriculares, como o desporto e, às classificações escolares, podem originar problemas diversos que em última instância podem mesmo causar o suicídio.
Por vezes, os jovens sentem-se incompreendidos no seio familiar e no contexto social em que se inserem. Também é difícil para os pais porque estes deixam de conseguir controlar e conhecer totalmente o mundo dos seus filhos, pressionando-os para fazerem aquilo que acham correto.
A implementação da semana da psicologia nas escolas, contribuirá para apoiar e alicerçar as escolhas que os adolescentes fazem com o apoio dos seus pais, consciencializando-os que as fazem pelas certas, assegurando, assim que são felizes a estudar ou a trabalhar naquilo que escolheram.
Nesta semana realizar-se-ão várias palestras com psicólogos e técnicos especializados para os jovens, assim como para os Encarregados de Educação, ajudando-os, em conjunto, a manter ou encontrar o equilíbrio emocional e da psique do adolescente.
Pretendemos, igualmente, que essa intervenção possa contribuir para eliminar o estigma que ainda existe sobre a saúde mental e psicológica. Consideramos, igualmente, que para esse efeito, o SPO deve ser reforçado pelo Ministério da Educação.
Medidas Propostas
- Diminuição da carga horária escolar em cinco (5) tempos semanais
- Implementação, nos Centros de Saúde, de consultas de rotina gratuitas na área da Saúde Mental
- Criação da semana da Psicologia nas Escolas