PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica e Secundária Fontes Pereira de Melo, Porto


Exposição de motivos
1. A saúde mental surge nos nossos dias como um problema fundamental para o desenvolvimento saudável das novas gerações.
2. A Escola é um espaço no qual a saúde mental deve ser tratada sem qualquer preconceito e em articulação com a Família e com a Sociedade.
3. A Família deve ser acompanhada no âmbito da saúde mental através de medidas e procedimentos que permitam detetar os problemas a tempo.
4. A Sociedade deve ser sensibilizada para a importância da saúde mental no desenvolvimento pleno de cada indivíduo ao longo da sua vida.
5. Os alunos devem ter acesso a um programa completo de monitorização da sua saúde mental nos vários estádios do seu desenvolvimento.
6. Os professores devem ser acompanhados de perto no âmbito da sua saúde mental tendo em atenção o nível de desgaste da sua atividade.
7. Os assistentes operacionais e técnicos devem ter acesso a formação na área da prevenção e atuação no âmbito da saúde mental.
8. As famílias devem ser integradas de modo efetivo na comunidade escolar procurando-se uma melhor relação entre o contexto escolar e familiar.
9. Os psicólogos devem trabalhar nas escolas em maior número e integrados num plano nacional de saúde mental dirigido aos jovens.
10. Deve ser promovida a ligação plena entre os professores, os encarregados de educação, os psicólogos e os pedopsiquiatras.
11. O Ministério da Educação e o Ministério da Saúde devem criar um espaço comum de acompanhamento da saúde mental dos jovens.
12. A Sociedade em geral, deve ser alertada para a importância das questões ligadas à saúde mental através da sensibilização para os problemas da ansiedade, depressão, identidade, discriminação, inclusão, género, dignidade, sensibilidade, e outros que determinam o modo como cada um de nós se relaciona com os outros e consigo próprio.


Medidas Propostas
  1. A dinamização de campanhas de sensibilização sobre a saúde mental nas escolas. O dia 10 de outubro, Dia Internacional da Saúde Mental, deve ser dedicado em todas as escolas à reflexão sobre a saúde mental nos jovens procurando identificar os principais desafios e apontando as respostas necessárias.
  2. A renovação dos modelos de ensino procurando ajudar os jovens a melhorar o seu desempenho escolar. Um dos aspetos mais importantes na escola é a motivação dos alunos para aprender. A promoção da saúde mental nas escolas passa pela capacidade dos alunos em desenvolver as suas competências e em aumentar os seus conhecimentos. Aprender bem ajuda a viver melhor.
  3. O estabelecimento de regras na distribuição equilibrada das tarefas escolares e dos momentos de avaliação no horário escolar dos alunos. O horário escolar muito extenso, o excesso de tarefas em sala de aula e a quantidade de trabalhos de casa, levam os alunos a uma sobrecarga de esforço que cria cansaço, ansiedade e desmotivação.