PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica e Secundária do Cerco, Porto


Exposição de motivos
Os confinamentos impostos para conter a pandemia da covid-19 ainda estão a ter um forte impacto na saúde mental dos jovens. Na verdade, a pandemia alterou as rotinas diárias e limitou a interação social e as atividades dos alunos. O regresso à escola, apesar de ter atenuado o sentimento de isolamento, contribuiu para o desanuviar os sentimentos de incerteza, ansiedade e tristeza, mas nota-se hoje uma maior dependência dos alunos da Internet e das redes sociais.
Perante esta situação, a escola deve dar respostas objetivas, fomentando e desenvolvendo o apoio social entre pares, levar os alunos a praticar mais exercício físico ou outras atividades. Para além disto, deve-se, através dos serviços de Psicologia e Orientação, despistar problemas mentais e identificar as fragilidades emocionais. É necessária uma atenção redobrada aos problemas dos jovens que são fonte de instabilidade, dificuldade, incerteza, ansiedade e desespero. Não se pode deixar ninguém sofrer sozinho e em silêncio.


Medidas Propostas
  1. Obrigatoriedade de uma consulta anual de Psicologia para todos os alunos, de forma a despistar quaisquer problemas mentais.
  2. Abordar, com mais regularidade nas aulas, temas alusivos à sexualidade e igualdade de género.
  3. Obrigatoriedade de realizar um inquérito, no início do ano letivo, com questões que permitam identificar fragilidades emocionais.