PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica Eugénio de Andrade, Porto


Exposição de motivos
Nas escolas há muitos jovens com problemas de saúde mental, como depressão, ansiedade, etc. Para combater esta problemática, haverá certamente um método de descontração/estratégias a serem ensinadas por psicólogos à comunidade escolar.
A Escola necessita de espaços de descanso/convívio adequados onde os alunos possam controlar a ansiedade e outros sentimentos desencadeados por características pessoais de saúde mental como depressões, fobias, medos… ao conhecer outras pessoas com as mesmas características,
podem trocar opiniões, partilhar, socializar e aprender uns com os outros a lidar com os problemas; este espaço teria também a função de "centro" de ocupação dos tempos livres dos alunos como alternativa ao permanente isolamento que as novas tecnologias estão a provocar nos jovens.
Neste espaço deveriam estar presentes técnicos de saúde para aconselharem comportamentos saudáveis e alternativos (por exemplos praticar desporto, organizar clubes/teatro/xadrez/escrita...) e desenvolverem campanhas informativas para a comunidade escolar, salientando a importância do descanso, da boa alimentação e prática de desporto regular para uma boa saúde mental.


Medidas Propostas
  1. Colocar mais psicólogos nas escolas.
  2. Criar espaços na escola onde os alunos possam partilhar os seus problemas com
    outros alunos.
  3. Criar clubes (de desporto, xadrez, teatro, escrita criativa, leitura, poesia...) onde os
    alunos possam ocupar os tempos livres enriquecendo-se.