PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas Carolina Michaelis


Exposição de motivos
1ª medida
Este grupo irá servir como um espaço acolhedor e de maior interação entre os jovens.
Pode ser, também, uma maneira de os jovens contarem as experiências do quotidiano a pessoas que não conhecem e, de abordarem as suas preocupações com jovens que poderão partilhar as mesmas. Além disso, serviria como um espaço para libertarem as suas emoções e sentimentos.

2ª - Estas atividades não estariam sujeitas à aprovação da escola nem à colocação de um professor. Contudo, seriam orientadas por um aluno mais velho e experiente nessa área. Além disso, teriam um caráter mais contínuo, sem um horário pré-definido.
Esta atividade irá dar capacidades enriquecedoras aos alunos, como por exemplo o espírito de equipa, de liderança, a autonomia do aluno, comunicação, proatividade, iniciativa, criatividade, entre outros. Esta atividade também irá distrair o aluno acerca das suas preocupações diárias e estimular o bem-estar físico e psíquico do jovem
3ª - Esta campanha seria feita através das redes sociais, em ações pelas escolas e também em dramatização na sala de aula. Além disto, estas campanhas poderiam ajudar a evitar a desinformação acerca do tema. Atualmente com as redes sociais, os jovens têm acesso a toda a informação, daí apoiarmos este tipo de campanhas. Assim poderíamos chegar mais facilmente aos jovens através de sensibilização pelas redes sociais. Além disso, apoiamos as ações pelas escolas, de maneira a ter um contacto mais direto com os alunos.


Medidas Propostas
  1. Criação de grupos de convívio entre os alunos de várias escolas, em que estes poderão inscrever-se de forma anónima e livre.
  2. Dar a liberdade aos alunos de proporem ou criarem as próprias atividades extracurriculares ou clubes dos seus interesses.
  3. Campanhas de sensibilização acerca dos vários fatores da deterioração da saúde mental.