PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica e Secundária Clara de Resende, Porto


Exposição de motivos
Apostar na promoção de "hobbies ou desportos com os quais nos identifiquemos ajuda a manter uma boa saúde mental, pois é sempre um refúgio no qual nos podemos esquecer do mundo à volta e de alguma forma libertar-nos ou amenizar o stress diário que é uma das principais causas de problemas de saúde mental."; É importante abordar o tema e dá-lo a conhecer aos jovens:"“Aprender sobre Saúde Psicológica pode melhorar o reconhecimento, o tratamento atempado e a compreensão dos problemas de saúde mental, diminuindo o estigma.”; Nas escolas, há vários conflitos entre alunos, por diversas razões. Esses conflitos podem levar a situações bem mais graves como lutas, bullying, etc… e tudo isto contribui para uma pior saúde mental. Pelo que propomos a contratação de mediadores especializados na área psicológica de forma a ajudar na resolução desses conflitos. Os mediadores promoveriam o diálogo e a escuta entre os jovens em questão, levando a que ambas as partes sejam ouvidas e respeitadas, evitando medidas mais graves por parte das direções das escolas. Isto contribuirá para um melhor ambiente escolar, o qual contribui para uma melhor saúde mental dos alunos (já que é na escola que passamos a maior parte do nosso dia).
"Segundo uma notícia do Expresso, em Portugal, o rácio recomendado de alunos por 1 psicólogo é de 500-700. No entanto, cerca de 61% dos psicólogos da rede pública tende ultrapassar o rácio, havendo 1 psicólogo para 1000 alunos.


Medidas Propostas
  1. Incentivar a oferta de clubes escolares, pois fazer desportos ou hobbies com os quais nos identifiquemos ajuda a manter uma boa saúde mental.
  2. Abordar o tema da Saúde Mental em palestras realizadas por profissionais e adicionar o tema ao programa de Cidadania e Desenvolvimento.
  3. Contratação de mais profissionais da área da psicologia para ajudar à promoção de um bom ambiente escolar, como por exemplo psicólogos e mediadores de conflitos, promovendo também a sua divulgação.