PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica de Paço de Sousa, Penafiel


Exposição de motivos
Alguns estudos apontam que cerca de 10 a 20% das crianças e adolescentes experienciam até ao fim da adolescência algum problema de Saúde Mental. Segundo a UNICEF, este problema já era um desafio anterior à pandemia da covid-19 e veio adensar-se com esta realidade. Por esta razão, as medidas que se seguem foram pensadas de modo a auxiliar os jovens neste âmbito quer a nível da prevenção quer a nível do seu tratamento.
Deste modo, sugerimos o “Cheque-Psy”, que pretende dar acesso a um conjunto de cuidados de saúde mental, de modo a tornar a ida aos especialistass mais acessível, mesmo àqueles jovens que não tenham as melhores condições financeiras.
A nossa segunda proposta consiste na organização de uma equipa de voluntários, que irão preparar e aplicar um programa multissetorial no âmbito da saúde mental, com atividades direcionadas para as crianças e jovens da área de influência da sua escola. Esta proposta tem como ponto de partida a necessidade de construir espaços que possibilitem a escuta ativa destes sujeitos e procura também aumentar os níveis de conhecimento e literacia nas crianças e nos jovens. Somente dessa forma seremos capazes de superar os estigmas em relação à saúde mental e planear ações realmente assertivas para a criação de redes de apoio.
Por fim, considerando que vivemos numa velocidade vertiginosa de transição digital e que, com a pandemia, as relações se tornaram ainda mais online, estando as crianças e adolescentes mais vulneráveis a alguns tipos de riscos, como o cyberbullying, a nossa terceira medida centra-se no combate a este. Deste modo, com o objetivo de ajudar as vítimas e os agressores, nós, representantes da E. B. 2,3 de Paço de Sousa, pretendemos promover uma campanha Anti-CyberBullying direcionada a toda a comunidade educativa, com debates, workshops, apresentações e outras atividades.


Medidas Propostas
  1. Distribuição de “Cheque-Psy” a todos os alunos.
  2. Desenvolvimento de um programa multissetorial de voluntariado na área de influência da escola, de prevenção e intervenção da Saúde Mental local das crianças e jovens.
  3. Lançamento de uma campanha Anti (cyber)bullying na escola, tendo como base a empatia.