PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica de Penafiel Sul


Exposição de motivos
Atualmente o número de psicólogos(as) no SPO (Serviço de Psicologia e Orientação) nos agrupamentos de escola, em relação ao número de alunos matriculados nas escolas dos agrupamentos, é muito reduzido. O acesso às sessões de orientação pelo SPO deve ser garantido a todos os alunos independentemente da idade, do nível de ensino e do ano de escolaridade. Este serviço deve estar ao serviço de todos de quem pretender a sua ajuda deve ter a garantia de total sigilo, seja pelo serviço do SPO como em relação à comunidade educativa. Deste modo será possível ajudar os alunos tanto a nível psicológico como a nível mental.
Nos agrupamentos deveria ser possível realizar uma “caminhada pela saúde”, duas vezes durante o ano letivo para que os alunos, professores e auxiliares possam conviver fora da escola enquanto fazem exercício físico que é muito importante para a saúde de todos. As caminhadas devem ser feitas em zonas verdes e com tranquilidade, como florestas ou campos, para que os alunos possam não só fazer exercício, mas também ‘esvaziar’ a cabeça de quaisquer pensamentos negativos.


Medidas Propostas
  1. Aumentar o número de psicólogos no SPO Garantir e garantir o acesso de forma rápida aos psicólogos nos centros de saúde.
  2. Saber como ajudar alguém que esteja a passar por algum problema de saúde mental como por exemplo linhas de apoio, debates, conferências e palestras nas escolas e entidades públicas.
  3. Realizar a atividade “caminhada pela saúde”, nos agrupamentos de escola.