PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Colégio Nova Encosta


Exposição de motivos
No que diz respeito à primeira medida, é baseado no facto de as consultas de psicologia não serem acessíveis a toda a população uma vez que têm custo que, a maioria, da população não consegue suportar para além de que a intervenção psicológica, frequentemente, é constituída por várias sessões tornando a intervenção longa e consequentemente, dispendiosa. Também e como consequência, da forma como em tempos passados, os doentes em saúde mental eram vistos, para muitas pessoas a procura de um psicólogo continua a ser um tabu e também têm um estigma pela saúde mental uma vez que, para muitos, é desconhecida. Neste sentido, um maior contacto com psicólogos e de uma forma preventiva poderá diminuir não só o estigma contra a saúde mental como também aumentar a procura e a contração de mais psicólogos.
Relativamente à segunda medida, tem em conta que 1 em cada 4 jovens tem/teve algum problema de saúde mental. Neste sentido, e tendo em conta que os problemas de saúde mental têm muito impacto no desenvolvimento dos jovens, seria pertinente os alunos/jovens encontrarem um espaço onde poderiam desenvolver as suas competências socioemocionais e refletir sobre diversas temáticas que têm impacto na vida dos jovens.
Por fim, a última medida, é fundamentada pelo facto de muitas pessoas não terem capacidade económica de ir a um psicólogo ou por outro lado, sentem vergonha de ir a um psicólogo. Neste sentido, seria possível que as pessoas tivessem um local online/telefonicamente onde poderiam retirar as suas dúvidas, contactar com um psicólogo de forma gratuita e poderem ser ajudados sem terem que se deslocar a um psicólogo.


Medidas Propostas
  1. Criar rastreios anuais nas escolas realizados por uma equipa de psicólogos. Posteriormente, seriam atribuídos cheques aos alunos que revelaram ter necessidade de intervenção psicológica.
  2. Implementar uma aula de desenvolvimento socioemocional de carácter prático no horário letivo por exemplo, como uma oferta complementar.
  3. Criar uma aplicação de apoio à saúde mental infantil constituída por psicólogos.