PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica de Sande, Marco de Canaveses


Exposição de motivos
As doenças da saúde mental devem ser desenvolvidas desde a infância para prevenir as doenças mentais . O objetivo é os alunos do 3 ciclo e secundário desenvolvam atividades lúdicas para permitir as crianças serem crianças e não passarem tanto tempo no mundo digital. A distribuição de bens como brinquedos tem por objetivos fazer as crianças felizes e reutilizar os brinquedos. Desta forma, os alunos mais velhos trabalham as questões do voluntariado e desenvolvem competências nas relações interpessoais. Os psicólogos das escolas irão dar formação aos alunos voluntários para o projeto. Os psicólogos, educadores de infâncias, professores do 1º ciclo e diretores de turma irão monitorizar e avaliar o projeto.
A criação do grupo de entreajuda nas escolas tem por objetivo os alunos exprimirem os seus problemas de uma forma mais aberta e confortável, uma vez que os ouvintes serão, também, alunos com formação lecionada pelos psicólogos das escolas. A frequência pode ser presencial ou on-line. É fundamental estimular a empatia, a escuta ativa, uma atitude não preconceituosa e não diretiva através de estratégias ativas no desenvolvimento social e interpessoal dos alunos. Os psicólogos das escolas irão dar formação e acompanhar os mentores, monitorizar e avaliar o projeto.
O site criado pelo ministério da educação com a supervisão de psicólogos irão partilhar informação científica para alunos, professores, pais e comunidade escolar no geral de acordo com as questões enviadas para o site de forma anónima.


Medidas Propostas
  1. Promoção de atividades lúdicas e distribuição de bens junto dos alunos dos jardins de infância e 1º ciclo.
  2. Criação de um grupo de pares de entreajuda, nas escolas, em que os mentores serão alunos voluntários e a frequência é voluntária em regime presencial ou on-line.
  3. Criação de uma página de internet com informações importantes sobre a saúde mental dos jovens.