PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica de Marco de Canaveses


Exposição de motivos
Ao longo dos anos temos vindo a ser testemunhas de uma crescente preocupação global no quesito saúde mental.
Infelizmente, esta é uma das realidades mais preocupantes do mundo e do nosso país. Segundo estudos recentes, em Portugal 50% dos estudantes sentiram pioras no seu estado psicológico desde a pandemia, 85% sente-se desmotivado, 72% ansioso e 56% tem perturbações do sono.
Estes são os dados leves! Vejamos os piores: 28% precisa de medicação, 53% tem problemas de foro mental graves, 13,6% deixaram de confiar e acreditar em si mesmos e 11% tentou suicidar-se.
Esta é a geração que mais medo tem de enfrentar o difícil, porque os jovens não acreditam em si próprios.
Como é que isto se resolve?
Não esquecendo, dando atenção, preocupando-nos (…) tão simples, mas tão complicado!
Corremos sérios riscos de estagnar por ignorar. Ignorar significa não ajudar e significa que a geração com a saúde mental mais negativa de sempre se tornará uma geração que governará no futuro.
Assim sendo, somos uma escola que têm algo a dizer sobre a saúde mental nos jovens.

1. Consideramos que é reduzida e insuficiente a verba destinada atualmente aos serviços de saúde mental. Em média, somente 3% do dinheiro reservado para a saúde é investido em tratamentos para transtornos mentais, por isso é urgente aumentar o investimento monetário nesta área de forma a promover a saúde mental através da prevenção e do tratamento dos problemas que mais afetam os jovens.

2. As campanhas de sensibilização a favor da saúde mental assumem como principal objectivo alertar e sensibilizar a população face ao tema da saúde mental dos jovens (despertando consciências, modificando atitudes e alterando comportamentos).

3. As palestras, orientadas por técnicos especializados, com o objetivo de esclarecer os jovens sobre as problemáticas da saúde mental que os afetam, seriam muito importantes para os jovens perceberem que não estão sozinhos nesta fase tão complicada da vida deles e que podem ter um outro apoio sem ser o dos pais. Por vezes, os adolescentes atravessam fases confusas, novas descobertas, novos desafios. Os jovens têm pouca experiencia para lidar com essas situações. Com estas palestras poderiam ver esclarecidas dúvidas, partilhadas experiências, transmitidas informações novas.


Medidas Propostas
  1. Aumentar o investimento monetário no tema da saúde mental dos jovens.
  2. Criar e apoiar campanhas de sensibilização a favor da saúde mental.
  3. Promover, juntamente com o GAA (gabinete de apoio ao aluno), a realização de palestras nas escolas.