PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Colégio Novo da Maia


Exposição de motivos
Medida 1 - Esta medida justifica-se, pois, os jovens sentirão que têm alguém com quem falar e expor algumas das suas situações em que se sentem mais fragilizados. Um psicólogo poderá ajudá-los a entender as suas emoções e problemas e a dar indicações e estratégias para melhorar a sua saúde mental .
Medida 2 – Stress e ansiedade são das principais causas dos problemas da saúde mental nos jovens. Para isso é necessário criar formação específica nos docentes para que estes possam orientar estas sessões.
Medida 3 - Esses alunos poderão ser escolhidos através de uma votação ou poderão ser escolhidos pelos professores de acordo com o perfil do aluno. Surge assim um elemento de testemunha fundamental em muitos dos episódios de buylling das nossas escolas. O objetivo será diminuir estas situações que provocam muito mau estar emocional nos jovens em meio escolar.


Medidas Propostas
  1. Obrigatoriedade da existência de, pelo menos, um psicólogo escolar por cada estabelecimento de ensino (se possível um afeto a cada ciclo – 1.ºciclo, 2.ºciclo, 3.ºciclo e secundário).
  2. Obrigatoriedade de criar um momento de relaxamento semanal incluído numa aula específica onde os alunos possam descontrair e, assim, libertar-se do stress e da ansiedade
  3. No meio escolar criar um grupo de alunos de cada ano ou ciclo para serem “Vigilantes” do bullying nas escolas de modo a que os alunos se sintam mais seguros (Brigada do Buylling).