PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária da Maia


Exposição de motivos
1.Por vezes, dar o primeiro passo para pedir ajuda ou tirar dúvidas com a psicóloga é difícil. Bater à
porta da psicóloga pode ser inibitório para alguns alunos. Existe o medo dos colegas
descobrirem. Posteriormente, a consulta pode ser realizada online ou presencial, de acordo com a
preferência do aluno. Para além disso, permite, se justificável, e se o aluno desejar ser realizada em
conjunto com os seus pais. Aproximar a família da escola, é um passo importante para colaborar no
sucesso escolar do aluno e contribui para uma saúde mental mais saudável.
2. Ao realizarmos estas atividades, podemos ajudar os alunos a aliviar a pressão escolar. No final de
cada período, as atividades serão colocadas em prática, de acordo com as sugestões dos alunos (por
exemplo, realização de um torneio de matrecos, uma prova de comida, etc). Em cada escola, estas
atividades serão organizadas por uma entidade responsável pela dinamização das atividades (ex:
associação de estudantes, grupo de voluntários, turma escolar, etc.). Todos podem colaborar.
3. A psicóloga apresenta aos alunos uma história ou propõe
um jogo sobre uma situação hipotética e depois todos refletem em conjunto, dizendo como se
sentiram na situação, como acham que os outros se sentiram, como poderia ser diferente... Estas
dinâmicas ajudam-nos a aprender a respeitar o espaço dos outros, a perceber como os outros se
sentem quando reagimos de forma inadequada e a compreender os sentimentos/reações dos outros
de acordo com os nossos comportamentos.


Medidas Propostas
  1. Criação de um formulário online para marcação de uma sessão de
    psicologia.
  2. Propomos a criação de uma "Mental Box", uma caixa onde os estudantes possam deixar ideias/
    propostas/ sugestões de atividades que contribuam para o seu bem-estar.
  3. Realização de Dinâmicas de Grupo. Estas dinâmicas consistem em jogos/interações com a psicóloga
    da escola e pequenos grupos de alunos.