PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica Gonçalo Mendes da Maia, Vermoim, Maia


Exposição de motivos
A Organização Mundial da Saúde (OMS) define “Saúde Mental” como «o estado de bem-estar no qual o indivíduo tem consciência das suas capacidades, pode lidar com o stress habitual do dia-a-dia, trabalhar de forma produtiva e frutífera, e é capaz de contribuir para a comunidade em que se insere». Estando a aumentar, entre os jovens, o número de casos relacionados com problemas de saúde mental torna-se urgente atuar de imediato.
É na escola que se fazem notar a maior parte das situações de desequilíbrio na saúde mental, pelo que é também na escola que se devem criar condições para prevenir e minimizar este problema.
Como a Saúde Mental engloba o bem-estar psicológico, mas não se reduz a este, é fundamental envolver os jovens em atividades do seu interesse, capacitando-os para fazer escolhas saudáveis e fundamentadas.


Medidas Propostas
  1. Criação, na escola, de grupos de entreajuda, com vista à partilha de emoções e vivências, promovendo o desenvolvimento de estratégias que permitam lidar com as dificuldades, promovendo assim uma saúde mental positiva.
  2. Promover a prática de voluntariado na escola, tendo em conta que ajudar os outros, aprender com as situações do dia a dia, sair da nossa zona de conforto, dedicar-se a quem precisa, são algumas das ações que despertam felicidade em quem a pratica.
  3. Liga-te à Natureza. Organizar atividade de grupo para frequentar espaços verdes. O contacto com a Natureza ajuda a recuperar o cérebro da fadiga causada pelas atividades do quotidiano, melhorando o desempenho na escola. Promove uma satisfação pessoal, porque desperta sensação de calma, estimula o raciocínio e a criatividade.