PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária de Castêlo da Maia, Maia


Exposição de motivos
Medida 1
Os problemas que os pais tiveram na sua juventude, não são os mesmos que os jovens atualmente têm, por isso fala-se do conflito de gerações. Hoje em dia os jovens têm acesso a muita informação, o que afeta o seu estado psicológico. Para além de novos tipos de bullying, como o cyberbullying, há outras ameaças que os pais desconhecem.
Com estas sessões, os pais ficarão mais informados e preparados para lidar com os desafios que os seus filhos enfrentam.

Medida 2
1/5 da população portuguesa sofre de problemas mentais e 1 em cada 7 jovens tem algum problema mental. Destes jovens, 36% sentem que não têm acompanhamento suficiente ou podiam ter sido ajudados antes. Assim, os rastreios iriam permitir identificar precocemente casos de desequilíbrio mental.
Um exemplo de um rastreio seria um questionário, onde se avaliaria a saúde mental do jovem. Depois de diagnosticados, os jovens serão encaminhados para acompanhamento especializado.

Medida 3
O Quociente emocional é algo muito importante para a saúde mental, pois é com ele que podemos medir a inteligência emocional. Esta é essencial para que os jovens possam saber como lidar melhor com os seus problemas e também como agir em situações sob pressão. Após a visualização destes vídeos, os jovens estarão preparados para realizar atividades, tanto individuais como grupais, que os ajudarão a desenvolver a inteligência emocional.


Medidas Propostas
  1. Organizar sessões com os pais para esclarecer os novos problemas que afetam a juventude.
  2. Promover rastreios de sinais de alarme ou distúrbio mental.
  3. Disponibilizar vídeos que apresentem atividades promotoras do desenvolvimento do quociente emocional dos jovens.