PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Externato Camões


Exposição de motivos
A saúde mental já é um problema recorrente da última década pois, muitas pessoas, sobretudo os jovens adultos, desenvolvem problemas mentais nos mais diversos contextos, principalmente nestes últimos anos devido à situação pandémica que ultrapassamos fazendo com que se acentuasse os casos de doenças de foro mental, desde o sentimento de solidão e falta de esperança, ao stress e à depressão.
No caso da depressão, por exemplo, isso pode levar as vítimas a perderem a vontade de realizar atividades que costumavam trazer alegria para as suas vidas, “a parar de viver”, a olhar para o mundo como se este estivesse contra elas e, infelizmente, isso pode levar à concretização do desejo das vítimas de acabar com a própria vida.
Este ano propomo-nos a contribuir para evitar os casos de pobre saúde mental e, eventualmente, salvar vidas. Dessa forma, apresentamos três medidas que têm como objetivo ajudar a nossa sociedade a ter uma mente mais saudável e livre.
Dadas as situações de violência que ainda persistem, quer se trate de violência física ou psicológica, a vítima fica sempre com cicatrizes daquilo que lhe foi feito, criando ainda mais problemas psicológicos e dificuldade em voltar a inserir-se no nosso sistema. Por isso, decidimos dar a estas pessoas uma maneira de viver uma vida normal ausente de medo, fornecendo apoio psicológico gratuito a vítimas de qualquer tipo de violência e promovendo o acolhimento destas pessoas na nossa sociedade.
Por outro lado, a marcação de consultas de psicologia, atualmente, é um processo moroso, contribuindo para que se agrave o problema da saúde mental. Com esta medida o cidadão seria capaz de ter acesso aos serviços de um psicólogo em dias úteis e o mais rápido possível. Assim, com um acompanhamento mais imediato, será possível resolver ou evitar eventuais casos de desenvolvimento de doenças de foro mental.
Por fim, é importante salientar que muitos dos problemas de saúde mental são desenvolvidos em ambiente escolar, seja ao nível social ou pela pressão do trabalho por parte dos alunos, portanto, diminuir as cargas horárias pode contribuir para reduzir a pressão e o stress dos jovens ao longo do seu percurso académico e promover uma boa saúde mental.


Medidas Propostas
  1. Promoção da reinserção social e proporcionar apoio psicológico às vítimas de violência.
  2. Garantir acesso do cidadão aos serviços dos psicólogos nos Centros de Saúde em tempo útil.
  3. Diminuir as cargas horárias escolares.