PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas n.º 1 de Elvas


Exposição de motivos
A saúde mental dos jovens é algo muito importante para o bem-estar físico, mental e social.
Acreditamos ser absolutamente necessária uma intervenção mais consistente por parte das entidades competentes (intervenção precoce dos psicólogos nas escolas e unidades de saúde locais); a inserção e valorização da componente da saúde mental no tema da saúde que vigora nos currículos da disciplina de Cidadania, aproveitando o facto de se poder desenvolver atividades de socialização e autoestima e fomentar um maior envolvimento dos pais/ encarregados de educação na vida escolar dos jovens, algo de que admitimos sentir falta. Acreditamos que estas três vertentes, juntamente, contribuirão para desenvolver respostas aos desafios levantados aos jovens no âmbito da sua saúde mental.


Medidas Propostas
  1. Propor ao governo a colocação de mais profissionais da saúde mental nas escolas e centros de saúde.
  2. Incluir, no tema da Educação para a Saúde do programa da disciplina de Cidadania, a saúde mental dos jovens, através de dinâmicas diversificadas, que respondam às questões socioemocionais e afetivas dos jovens.
  3. Dinamizar atividades na escola que promovam o convívio e a socialização entre pais/encarregados de educação e filhos.