PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica e Secundária Padre Joaquim Maria Fernandes, Sousel


Exposição de motivos
Durante a sessão escolar do Parlamento Jovem foram debatidas várias medidas possíveis para esta edição.
Durante o debate foram discutidas as necessidades, desafios e respostas possíveis para a saúde mental nos jovens.
Nas primeiras duas medida é defendida a criação de mais atividades dentro da escola que proporcionem aos alunos distração, conhecimento, prazer e concentração para uma saúde mental e a criação de sessões a cada 2 semanas em que as turmas irão focar em temas como a saúde mental e a tolerância, onde irão ser criados espaços de partilha de informação sobre estas temáticas de forma a criar uma colaboração para combater o problema na comunidade. Estas medidas são suportadas pela ideia de a escola ser um fator agregador dos alunos na comunidade, e só a integração dos alunos numa vida escolar ativa por si só pode prevenir certos problemas ao nível da saúde mental. A utilização da escola para este meio é fundamentalmente defendida devido ao facto de grande parte dos alunos terem na escola um fator fundamental no desenvolvimento de cidadania ativa, liderança e conhecimento. Vários estudos têm vindo a reafirmar a importância de ser um cidadão ativo e informado na prevenção de problemas de saúde mental nos jovens. O relatório «Saúde Mental de Crianças e Jovens: A recuperação em contexto escolar» de 2019 define a desorganização social, ausência de laços comunitários e de um sentido de pertença como fatores de risco para a saúde mental dos jovens em Portugal. Por outro lado define o envolvimento comunitário, as oportunidades de lazer construtivas, ligação com organizações comunitárias, a conexão com os pares e a literacia sobre questões de saúde mental como fatores de proteção da saúde mental dos jovens.
Estas medidas vão ao encontro do que é o papel do domínio social na saúde mental dos jovens e acreditámos que podem vir a ter um papel fundamental no combate à saúde mental dos jovens.
A terceira medida é uma caixa de sentimentos, uma caixa onde os alunos da escola poderão colocar os seus desabafos, sentimentos e necessidade, identificando-se ou não, podendo os que pretenderem terem ajuda dos serviços de psicologia escolar. Esta medida é pertinente pois muitos jovens não tem espaços seguros de partilha dos seus sentimentos. A existência de espaços de partilha tem um papel fundamental na saúde mental dos jovens pois o estigma relativo aos problemas de saúde mental é algo presente na sociedade atual e muito jovens têm medo em procurar ajuda devido a conotações negativas que os outros podem atribuir a questões de saúde mental.
Esta medida para além de ajudar a normalizar a questão de saúde mental cria mais um espaço de partilha. Estudos sobre a temática firam que a partilha, a aceitação sobre si próprios e o quebrar da barreira de falar sobre a sua saúde mental são fatores essenciais para combater problemas de saúde mental em jovens.


Medidas Propostas
  1. Criar mais atividades na escola que proporcionem aos alunos distração, conhecimento, prazer e concentração para contribuir para uma melhoria da saúde mental.
  2. Treinar continuamente a tolerância para promover as relações interpessoais . Nas aulas deverão ser abordados os temas relativos á saúde mental.
  3. Caixa de sentimentos - a escola deverá dispor de uma caixa onde a comunidade poderá de uma forma anónima deixar os seus problemas. Mais tarde a caixa será aberta e realizar-se-ão palestras com psicólogos, agentes policiais...