PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica José Régio, Portalegre


Exposição de motivos
Consideramos que as palestras sobre o tema da saúde mental são sempre necessárias e importantes para que todos (comunidade escolar e encarregados de educação) estejam a par do tema. As sessões de mindfulness constituem uma forma de garantir a sanidade mental e ajudar a prevenir problemas futuros.

Sabendo que a disciplina de Cidadania já inclui, de forma abrangente, o tema da saúde, consideramos importante abordar mais especificamente a saúde mental, pois é um problema cada vez mais presente na comunidade escolar dos nossos dias.

Assim como existe o projeto “10 Minutos a Ler”, propomos a implementação da atividade “10 Minutos de Meditação” como forma de relaxar os alunos e prepará-los para momentos de tensão, ansiedade e outros constrangimentos que venham a surgir.


Medidas Propostas
  1. Promover encontros semanais para a realização de palestras e/ou sessões de mindfulness, destinadas a toda a comunidade escolar e encarregados de educação.
  2. Dar mais relevância ao assunto da saúde mental na disciplina de Cidadania.
  3. Dinamizar a atividade de “10 Minutos de Meditação”, realizada por um profissional especializado ao até pelos professores das diversas disciplinas.