PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária Mouzinho da Silveira, Portalegre


Exposição de motivos
Argumento 1
Acreditamos que esta medida é essencial, uma vez que a formação dos professores no que diz respeito a este tema, permitirá capacitá-los para que estes tenham ao seu alcance o conhecimento necessário para ajudarem no combate aos problemas de saúde mental e saberem como agir caso se deparem com um aluno com um ataque de ansiedade, pânico ou depressão.


Argumento 2
No que toca a esta medida, consideramos que é indispensável a criação de uma secção na biblioteca escolar sobre o tema da autoajuda. Assim, os alunos poderão ter acesso aos recursos necessários para que se quebre o tabu que é a saúde mental. Nem todos os alunos sabem lidar consigo mesmo e através dos recursos disponibilizados, aqueles que não têm tanto conhecimento sobre este assunto, passariam a tê-lo, porque a informação, o conhecimento e a autoconsciência são essenciais.


Argumento 3
A colocação de frases positivas e com humor nos espaços escolares mais frequentados pelos alunos, como seja: casas de banho, corredores e salas de convívio, pode parecer uma medida completamente insignificante, mas acreditamos que se a cada 100 alunos um deles sorrir e desenvolver pensamentos positivos devido à leitura destas frases, o nosso trabalho estará feito. As casas de banho, os corredores e a Biblioteca, são locais escolares que são utilizados com frequência, por todos os alunos. A leitura destas frases é geradora de autoconfiança, otimismo e bem estar emocional.


Medidas Propostas
  1. Formação de professores na temática da Saúde Mental.
  2. Criação de uma secção nas bibliotecas escolares, com documentação, recursos e materiais diversos sobre Mindfulness e autoajuda.
  3. Frases positivas e com humor nos espaços escolares mais frequentados pelos alunos, como casas de banho, corredores e salas de convívio..