PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica e Secundária de Gavião


Exposição de motivos
A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta para o facto de que a doença mental não tratada no adolescente tem sérias consequências na vida adulta, condicionando a saúde física e mental e limitando oportunidades de vida. Esta geração precisa de aprender a cuidar de si, aprender a conviver, a desenvolver e manter bons hábitos sociais e emocionais que promovam e protejam a saúde mental. São exemplos disso a prática regular de exercício físico, a adoção de medidas de higiene do sono, a adoção de estratégias para lidar e resolver problemas, de gestão de relações interpessoais e de controlo de emoções. O suporte familiar, escolar e comunitário é também de particular importância e funciona como um fator protetor.
Face ao acima exposto consideramos que a saúde mental juvenil deve ser uma prioridade na sociedade a que as entidades governativas nacionais e locais devem procurar dar resposta de forma diligente e urgente.
Assim, as nossas propostas têm como objetivo formar e informar os jovens, as famílias e a população em geral, dado que prevenção começa com a consciencialização da existência da doença e com a necessidade de estar alerta e compreender os primeiros sinais e sintomas da doença mental. Os pais e professores assumem um papel fundamental na formação de competências dos adolescentes para que consigam lidar com os desafios do dia a dia. Daí a responsabilidade, atenção e intervenção de todos na identificação e perceção dos sinais de quem precisa de ajuda e de como a obter, assim como apostar na prevenção.


Medidas Propostas
  1. Promover sessões/palestras/debates com o tema “Saúde Mental e Aprendizagens Socioemocionais”, com recurso a técnicos especializados, destinadas às camadas jovens (nas escolas, junto das famílias, nas associações juvenis e na comunidade local).
  2. Organizar, nas escolas e na comunidade, mais atividades ao ar livre potenciadoras do bem estar físico e mental.
  3. Criar um grupo de jovens voluntários com o objetivo de divulgar e incentivar outros jovens a procurar apoio nas linhas existentes e/ou nas diversas instituições/associações locais e/ou nacionais.