PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica de Vila Boim, Elvas


Exposição de motivos
A doença mental instala-se, e manifesta-se, em momentos significativos, através da "separação entre a representação de papéis sociais e a própria pessoa", pelo que impossibilita, muitas vezes, a intervenção precoce de meios e recursos.
É necessário desenvolver ações e meios de suporte à saúde mental dos jovens, logo em ambiente familiar, nas escolas e em sociedade.
É urgente a criação de condições para ambientes que favoreçam o crescimento e desenvolvimento da autoconfiança e integração plena, bem como a disponibilização de recursos e treinos para vivências positivas.


Medidas Propostas
  1. Ações de serviço de Psicologia e Psiquiatria, para desenvolver meios de aceitação e integração, em meios escolar e familiar (aumentar o número de Psicólogos e disponibilizar Pedopsiquiatria).
  2. Divulgação de informação, ações e atividades de ocupação, para autoconhecimento e autocuidado, de combate a mitos e diminuir a discriminação. Através da rentabilização das aulas de Cidadania, em parceria com os serviços de Psiquiatria e Psicologia.
  3. Reformulação e criação de políticas de atuação, considerando a saúde mental prioritária, para promover a saúde mental nos centros de saúde, junto das famílias e nas escolas.