PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica Nossa Senhora da Luz, Arronches


Exposição de motivos
Medida 1
O Mindfulness é um estado de atenção ao momento presente que contribui para o alívio do stress, ansiedade e depressão. Introduzir estas sessões nas escolas será muito útil, pois permite uma boa adaptação emocional e social, contribui para um melhor desempenho académico e aumenta os níveis de atenção e concentração. Ajuda também a diminuir problemas de comportamento, promove a qualidade do sono e o autocuidado, promovendo igualmente valores de desenvolvimento pessoal e ético. Introduzir programas de Mindfulness nas escolas será uma mais-valia, um excelente benefício tanto para alunos, como para pessoal docente e não docente.

Medida 2
A prevalência das perturbações mentais entre as crianças e adolescentes até aos 18 anos de idade tem aumentado nos últimos anos e não há profissionais suficientes nesta área para apoiar os jovens nas escolas. Problemas como o bullying, cyberbullying, discriminação, exclusão social, violência familiar afetam muitos jovens, que necessitam de ser acompanhados por um profissional da área da saúde mental que os ajude a atenuar o seu sofrimento psicológico. Alguns alunos queixam-se de estar na lista de espera ou de terem tido apenas uma sessão com a(o) psicóloga(o) da escola, durante um semestre/período inteiro. Pretende-se, com esta medida, que todos os alunos com problemas possam ter acesso a sessões terapêuticas com um profissional que os auxilie na promoção da autoestima, da resiliência, das competências de vida, da comunicação e das relações interpessoais.

Medida 3
O exercício físico e a higiene do sono são muito importantes para a saúde mental. A higiene do sono melhora o bem-estar pessoal, a qualidade de vida, fortalece a memória, melhora a capacidade intelectual, a produtividade e a prevenção das doenças metabólicas, neurológicas, cardiovasculares e psiquiátricas. O exercício físico promove a sensação de bem-estar, diminui o stress e combate a ansiedade e a depressão. Além disso, o exercício físico pode também melhorar a qualidade do sono. Em relação aos telemóveis, como todos sabemos o uso excessivo dos mesmos nos tempos livres ou nos intervalos escolares é prejudicial para a saúde mental, daí que seja necessário implementar atividades inovadoras, atrativas e criativas para entreter/distrair os jovens nos seus tempos livres. Desta forma, podem socializar mais e utilizar o telemóvel de forma controlada (apenas quando estritamente necessário).


Medidas Propostas
  1. Implementação de Mindfullnes nas escolas.
  2. Contratar mais profissionais na área da saúde mental para as escolas.
  3. Criar mais sensibilizações e atividades que promovam os bons hábitos diários dos jovens, como a prática do exercício físico, a higiene do sono e a utilização controlada dos telemóveis.