PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas Gil Vicente, Lisboa


Exposição de motivos
Considerando que a saúde mental dos jovens se tornou um problema de saúde pública como podemos verificar pelo aumento de pedidos de ajuda junto das várias instituições, pelo número de alertas que os peritos têm divulgado na comunicação social, pela experiência quotidiana nas nossa escolas .Consideramos essencial que esta temática seja considerada prioritária pelo decisores políticos. Necessitamos de mais meios, de mais pessoas e de mais articulação entre as várias instituições , a escola, os serviços de saúde , as autarquias, as associações de jovens num trabalho em rede que permita abordar este problema na s suas várias dimensões.: a pessoal, a social e a familiar.
assim, com um trabalho articulado, com os meios que permitam um trabalho sério sobre este tema, com mais informação, poderemos melhorar a saúde mental dos jovens, tratando quem precisa, apoiando e orientando as famílias, evitando o sofrimento e os problemas que a longo prazo, um a saúde mental em risco, irá colocar aos jovens. Assim, consideramos que o aumento do número de psicólogos nas escolas é essencial com vista a garantir apoio psicológico a quem necessita. Sem um aumento substancial deste técnicos nas escolas a saúde mental dos jovens continuará a ser um problema sem resposta de qualidade. Consideramos que é necessário criar espaços de sociabilização e convívio e de aprendizagem não formal, revendo a enorme carga horário do ensino básico que quase não permite aos jovens uma vida foram da escola. De igual forma, consideramos que sem articulação entre as escolas as autarquias , os centros de saúde e outras organizações da sociedade, este problema, que se tem vindo a agravar, não terá solução e apenas se agravará no número de casos e na sua gravidade.
Desta formas consideramos que se impõe tomar as seguintes medidas que a seguir se enumeram.


Medidas Propostas
  1. Aumentar o número de psicólogos a trabalhar nas escola;
  2. Rever a carga horária com vista a criar espaços e tempos de aprendizagem e de socialização na escola em articulação com outras instituições.
  3. Garantir a informação sobre saúde mental a todos os jovens nas escolas e garantir a articulação com outras instituições: centros de saúde, autarquias e outras instituições.