PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas Miguel Torga, Sintra


Exposição de motivos
As nossas medidas têm como objetivo não se resumirem apenas ao indivíduo, ao jovem em si mas também às famílias. Estimular a discussão sobre o tema da saúde mental, é importante para quebrar tabus. Não é vergonha nenhuma tratar da saúde mental.
A falta de acessibilidade a serviços de saúde psicológica, nomeadamente psicólogos, inviabiliza os tratamentos necessários para muitas crianças e jovens. É preciso haver um investimento na psicologia escolar, com o intuito de haver profissionais aptos a auxiliar aluno nos diversos distúrbios que podem vir a surgir nesta fase tão vulnerável das suas vidas! Implementar as sessões de esclarecimento nos jovens que frequentam o 5º ano de escolaridade é um ponto importante, pois incentivaria o jovem a pedir ajuda caso precisasse e também seria um apoio importante às famílias. Os Inquéritos irão ajudar a aferir quais as necessidades e posteriormente os resultados da aplicação deste programa.


Medidas Propostas
  1. Sessões de esclarecimento sobre saúde mental. Sessões mensais em que um profissional da área vai à escola expor temas de saúde mental aos alunos com o objetivo de quebrar o tabu e esclarecer os alunos sobre esses temas.
  2. Estudo sobre a saúde mental em ambiente escolar junto dos alunos do 2º ciclo e 3º ciclo.
  3. Criação de formulários para preenchimento pelos alunos no gabinete de psicologia escolar para facilitar o encaminhamento para um psicólogo clínico ou SNS.