PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas Baixa-Chiado, Lisboa


Exposição de motivos
Exmos. Srs. Deputados,

Viemos por este meio solicitar a vossa atenção às propostas do Agrupamento de escolas Passos Manuel quanto à saúde mental dos jovens, tais como:

As nossas preocupações resultam da experiência pessoal do terceiro ciclo e da crescente sensação de pressão perante a escolha de um futuro. Os alunos do ensino básico passam muito tempo na escola e confrontam-se, por vezes, com problemas de ordem mental ao nível da ansiedade, da desmotivação. Muitos de nós têm dificuldade em compreender o valor das matérias que temos de aprender e têm interesses que não encontramos no currículo.

Assim, relativamente aos exames de 9.º ano. Pensamos que podemos manter a sua experiência formativa sem que estes sejam uma causa de retenção e um fator de estresse aos alunos. Na forma atual, os exames de final de ensino básico podem determinar a repetição do nono ano e geram ansiedade em todos os alunos. Compreendemos que tenham algum peso na avaliação final, não concordamos com um peso tão grande.


Passamos muito tempo na Escola. Para que possamos nos formar de uma forma mais completa através da escola, ela deve fornecer uma experiência mais variada, incluindo mais espaços de aprendizagem não formal. Os clubes, os ateliers e as atividades extracurriculares precisam de ter um espaço maior no nosso dia-a-dia.

O argumento de alargamento da nossa experiência na escola, implica ainda abranger os nossos campos de interesses vocacionais e motivacionais. Para isso, é importante flexibilizar o currículo, criando opções desde o 7º ano até ao 9º. Isto permitirá o investimento com mais foco e dedicação pela parte dos alunos porque, como estão mais envolvidos, estarão mais motivados. Hoje em dia a desmotivação dos alunos tem-se mostrado alarmante, sendo uma grande causa de ansiedade e origem de baixa auto-estima.


Medidas Propostas
  1. Redução do peso dos exames do 9.º ano.
  2. Maior número de atividades extracurriculares / ateliers opcionais no dia-a-dia dos alunos na escola.
  3. Criação de disciplinas opcionais do 7.º ao 9.º ano.