PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas Pedro Jacques de Magalhães, Alverca do Ribatejo


Exposição de motivos
Os alunos do Agrupamento de Escolas Pedro Jacques de Magalhães, reunidos na Sessão Escolar, consideram importante propor um projeto de recomendação que dê primazia à sensibilização, prevenção e melhoria da saúde mental nos jovens, até porque agora, devido à pandemia, estão mais conscientes a respeito deste tema. Os mesmos acreditam que muitos dos problemas de saúde mental surgem na adolescência, mas que a maioria dos casos não é diagnosticado nem tratado. É por isso importante que todos, destacando pais e professores, estejam alerta e compreendam os primeiros sinais e sintomas – não sinalizar e/ou tratar a doença mental na adolescência traz sérias consequências na vida adulta. Assim, defendem que o acesso à informação, a sensibilização e prevenção são o primeiro passo para alertar e promover o bem-estar psicológico dos adolescentes. A prevenção começa com a consciencialização da existência da doença mental e com a necessidade de estar alerta e compreender as primeiras evidências da doença. É essencial um investimento governamental multissetorial (Saúde e Educação) em programas abrangentes, integrados, e baseados na evidência, que consciencializem, promovam e protejam a saúde mental dos adolescentes. Assim, a primeira medida defende que em todas as escolas deveriam ter mais de um psicólogo para acompanharem e ouvirem os alunos de forma a poder prevenir e/ ou detetar precocemente a doença mental. Este tipo de intervenção, precoce e concertada, pode aumentar os fatores protetores e criar alternativas para diminuir os comportamentos de risco. A adoção de hábitos de vida saudável, no que toca à prática desportiva e cultural, também pode ser um fator importante na promoção do bem-estar psicológico dos jovens. Por outro lado, a comunidade, em particular pais e professores, também deveria ser sensibilizada e ter acesso a informação que proporcionasse e incentivasse à reflexão com um profissional de saúde, ligado à área da psicologia. dado que o seu bem-estar é fundamental para o equilíbrio dos jovens.


Medidas Propostas
  1. Distribuir melhor as verbas do Orçamento de Estado (OE) para que em todas as escolas estejam presentes mais psicólogos num espaço dedicado aos alunos e aos seus problemas.
  2. Promover mais atividades desportivas e culturais extracurriculares no espaço exterior/ interior das escolas para conseguir a adoção de hábitos de vida saudável e interventiva na sociedade.
  3. Criar um Clube e/ou um espaço aberto à comunidade que propicie e incentive a reflexão com um profissional de saúde, ligado à área da psicologia.