PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas Alves Redol, Vila Franca de Xira


Exposição de motivos
Foi grande o entusiasmo e dedicação com que os alunos trabalharam o tema deste ano do Parlamento dos Jovens – Saúde Mental – pela extrema importância e relevância que tem nos dias de hoje.
A forma como os alunos desenvolveram o seu trabalho refletiu o interesse dos mesmos pelo tema dando testemunho de situações vividas com familiares, amigos ou com eles próprios, levantando questões e debatendo propostas de solução.
Realçaram de sobremaneira, a necessidade de se falar e trabalhar as questões ligadas à Saúde Mental, combatendo estigmas e proporcionando a concretização de políticas de prevenção através de meios técnicos e humanos.
Importa recordar que de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) a “Saúde Mental” é definida como “o estado de bem-estar no qual o indivíduo tem consciência das suas capacidades, pode lidar com o stress habitual do dia-a-dia, trabalhar de forma produtiva e frutífera, e é capaz de contribuir para a comunidade em que se insere».
Este foi o ponto de partida para o desenvolvimento do trabalho de alguns dos nossos Jovens Deputados, não só pelo direito “ao bem-estar” inerente a cada um de nós, mas também pelo acompanhamento e tratamento de situações de alerta ao nível da Saúde Mental que podem ser “ despistadas”, atenuadas e quiçá tratadas em espaço escolar.
Daí as propostas de Medidas que a seguir apresentamos:


Medidas Propostas
  1. Propomos a criação de Programas de Proteção de Saúde Mental nas Escolas com a atribuição de cheques, tipo “cheque dentista”, para que todos os alunos possam usufruir de consultas de Psicologia Clínica de acordo com as suas necessidades, prevenindo comportamentos de risco e melhorando a sua autoestima de maneira a sentirem-se apoiados na construção de modos de vida saudável.
  2. Propomos, também, a redução da carga horária letiva em todos os anos do Terceiro Ciclo com programas menos extensos e consequentemente menos trabalhos de casa, para que nós como alunos possamos ter algum tempo livre e frequentar atividades de bem estar, culturais e físicas, praticando, assim, hábitos sociais e emocionais que promovam a nossa Saúde Mental.
  3. Propomos a criação, turma a turma, de uma hora semanal,(que não a aula de Cidadania) com um professor ou psicólogo clínico se o houver na Escola para dialogar com os alunos e, em conjunto com os mesmos, planifiquem atividades como palestras, debates e workshops diversificando os temas em discussão como por exemplo Bullying, Educação Sexual e Violência no Namoro, por serem comportamentos, quando mal resolvidos, passíveis de afetar a Saúde Mental dos Jovens.