PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas Damião de Goes, Alenquer


Exposição de motivos
Segundo a Organização Mundial de Saúde, a saúde mental é o estado de bem estar, no qual o indivíduo realiza as suas capacidades, pode fazer face ao stress do dia a dia, trabalhar de forma produtiva e contribuir para a comunidade em que se insere. Segundo a mesma organização, metade das doenças mentais surge aos 14 anos, sendo que a maioria dos casos não são diagnosticados, nem tratados.
É na adolescência que ocorrem importantes alterações do ponto de vista físico, hormonal e social. É uma fase da vida em que para muitos adolescentes são tempos de felicidade, mas para muitos outros, momentos de grande stress e apreensão, pelo que se não forem reconhecidos e geridos da melhor forma podem desencadear em doença mental.
É neste intuito que enunciamos três medidas que, na nossa opinião, ajudarão a promover o bem estar psicológico dos jovens, e protegê-los de experiências negativas e fatores de risco que podem afetar todo o seu potencial de crescimento.
As más experiências e os diversos fatores de risco aos quais estão expostos diariamente podem ter repercussões não só durante a adolescência, mas também na vida adulta, e portanto, é de extrema importância prevenir e promover a saúde mental nos jovens.


Medidas Propostas
  1. Equilibrar o agendamento das avaliações internas e externas;
  2. Disponibilizar um questionário online, nos sites escolares, para avaliar a saúde mental dos jovens;
  3. Promover um acesso mais célere e eficaz à ajuda profissional, com a disponibilização de mais psicólogos nas escolas;