PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas do Cadaval


Exposição de motivos
A saúde mental, particularmente nos jovens, tem vindo a agravar-se nos últimos tempos, nomeadamente, devido às implicações que a pandemia (SARS-CoV-2) nos obrigou a viver. Tendo Portugal uma das taxas mais elevadas de doenças do foro mental do Mundo, consideramos urgente começar a agir o quanto antes, uma vez que "o suicídio não é uma doença, mas sim um comportamento" e as nossas ações/atitudes ainda "olham" para estas problemáticas como um "tabu".
Em geral, uma perda de vida funciona como um alerta para a sociedade, uma vez que todos temos personalidades, vontades e pensamentos próprios que deverão ser respeitados e ouvidos, o que nem sempre acontece. Não só devemos estar atentos, como devemos adotar comportamentos de prevenção/combate das doenças mentais. Sendo a vida um bem precioso, para que que esta tenha mais qualidade é imprescindível uma boa saúde mental. Por essa razão, delineamos estas medidas.


Medidas Propostas
  1. Criação de mais um tempo por semana na escola, com a ajuda de técnicos especializados, para apoiar e ajudar os alunos, investindo em métodos de apoio como, por exemplo, palestras sobre a temática.
  2. Criação de anúncios alusivos à proteção da saúde mental a serem divulgados nos meios de comunicação social.
  3. Criação de campanhas de sensibilização sobre a problemática da saúde mental a divulgar nas escolas para pessoal docente e não docente.