PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas de Venda do Pinheiro, Mafra


Exposição de motivos
A frase intemporal “Mente sã em corpo são” demonstra que, já na Grécia Antiga, havia a preocupação de manter um equilíbrio entre a mente e o corpo, sendo necessário haver um cuidado e preocupação por ambos.
Atualmente, a saúde mental assume uma grande importância na vida da população, uma vez que, quanto maiores forem os conhecimentos que se tem, maior é a urgência de agir e ultrapassar os problemas existentes. Desta forma, o que nas gerações anteriores era um “tabu”, nestas é um tema que deve ser discutido abertamente.
Os padrões de beleza e estilos de vida inalcançáveis, criados pelos media e pelas redes sociais, são uma das maiores causas de transtornos psicológicos, como distúrbios alimentares e ansiedade. Para além disso, também há um refúgio da juventude nestes meios de comunicação, que são prejudiciais para o bem estar emocional, já que a convivência com os pares é essencial para o desenvolvimento de competências sociais.
Após o aparecimento do vírus SARS-cov-2 e da pandemia do Covid-19, este assunto tornou-se ainda mais premente, visto que os jovens ficaram mais isolados e, consequentemente, mais suscetíveis ao desenvolvimento de problemas do foro mental.
Assim, o apoio das pessoas que nos rodeiam, seja familiar ou outros, é de extrema importância para garantir a estabilidade mental.
Desta forma, para o projeto “Parlamento de Jovens" deste ano decorrente, propomos as medidas abaixo, que podem ser implementadas a nível de escola de forma a melhorar o estilo de vida e a saúde mental dos jovens, e assim, garantir o seu bem estar e aumentar a sua produtividade no futuro, enquanto cidadãos ativos da comunidade.


Medidas Propostas
  1. Cheques de Saúde Mental: cheques anuais para alunos entre os 6 e os 18 anos.
  2. Ações de formação com os Encarregados de Educação sobre saúde mental promovidas pelos psicólogos das escolas.
  3. Criação de clubes escolares, assegurados por animadores culturais/sociais, professores de teatro, artistas residentes ou outros.