PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas Visconde de Chanceleiros, Alenquer


Exposição de motivos
No que se refere à 1.ª medida, dado o contexto social e cultural de cada Agrupamento, a proposta de um separador incluído no site oficial da Escola e/ou do Agrupamento) poderia dar resposta a problemas específicos vivenciados na área geográfica onde se insere o mesmo. Este permitiria, por parte de quem procura ajuda ou orientação o primeiro contacto com um profissional de saúde mental. Este separador possibilitaria o acesso a uma biblioteca digital com material informativo, como por exemplo, vídeos, podcasts, testemunhos, contactos de ajuda/apoio... sobre o assunto em questão.
Quanto à 2.ª medida esta é justificada pela obtenção de um maior conhecimento, divulgação, esclarecimento, aceitação das questões ligadas à saúde mental.
No que concerne à 3.ª medida, a sua concretização, depende da realização de uma parceria entre o Agrupamento e os Serviços Sociais do Município e o Serviço Nacional de Saúde, por exemplo, com a oferta do “Cheque Psicólogo”, por parte do Ministério da Saúde/Centro de Saúde local.


Medidas Propostas
  1. Criação de um meio digital privado (site ou um novo separador no site oficial da Escola e/ou do Agrupamento).
  2. Palestras anuais sobre a saúde psicológica e bem-estar, dirigidas a encarregados de educação e alunos orientadas por um ou mais psicólogos.
  3. Parceria entre o Agrupamento de Escolas (Ministério da Educação), Município e Ministério da Saúde (através do Centro de Saúde local).