PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária Fernando Namora, Amadora


Exposição de motivos
Muitas pessoas encontram-se sozinhas ou receiam partilhar com as pessoas com quem convivem as suas dificuldades, medos e ansiedades. Existindo um espaço de partilha onde pudessem recorrer e partilhar o que os incomoda de forma a serem acompanhados por um profissional.
Acreditamos que se forem criadas mais oportunidades de incentivar os jovens a partilharem os seus gostos e as suas visões do mundo conseguiremos alcançar um ambiente escolar mais saudável e seguro, promovendo a saúde mental de todos.
O papel dos pais na educação dos filhos é fundamental para a formação de valores. A família é responsável pelo início do processo de desenvolvimento físico e mental da criança. Os pais são os principais agentes para que os filhos se tornem pessoas íntegras. Faz parte das competências parentais saber como motivar os filhos a serem curiosos, terem interesse pela escola e sentirem-se parte da comunidade escolar. O objectivo é diminuir a distância entre a família e a escola.


Medidas Propostas
  1. Criação de uma “caixa de expressões”, respeitando a confidencialidade e que possa ser respondida pelo gabinete de psicologia da escola.
  2. Comemoração de alguns dias temáticos nas escolas, como campanhas de sensibilização para a aceitação das diferenças.
  3. Promoção de momentos lúdicos nas escola envolvendo toda a comunidade escolar.