PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Fundação CEBI - Colégio José Álvaro Vidal


Exposição de motivos
A Saúde mental nos jovens constitui-se, no momento atual, como uma preocupação de toda a sociedade. Sendo uma problemática que já existia, mas que nem sempre merecia a atenção necessária, veio a aumentar após o período de confinamento decorrente da Covid-19. Conscientes dos efeitos nefastos que os problemas de saúde mental causam, como isolamento, depressões, suicídio, consideramos urgente uma tomada de posição das entidades competentes para diminuir este flagelo. Sabemos que jovens que passam por estes processos ficam mais vulneráveis à exclusão social, à discriminação, podendo vir a desenvolver dificuldades na aprendizagem, tendência para comportamentos de risco e problemas de saúde física.
Neste sentido, é crucial que a Escola possa estar presente na vida dos jovens e adolescentes para precocemente ajudar a identificar casos relacionados com problemas de saúde mental, permitindo espaços de diálogo e encontros de modo a que os jovens não se sintam sozinhos e possam partilhar os seus anseios.


Medidas Propostas
  1. Criar ou aumentar as equipas de psicólogos alocadas aos Centros de cuidados da saúde primários; nas Escolas do 1.º Ciclo em estrita ligação com os professores; nos 2.º e 3.º Ciclos em coadjuvação nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento e no Ensino Superior. Pretende-se que estes profissionais em conjunto com os docentes detetem precocemente eventuais problemas de saúde mental nos jovens.
  2. Criar em todas as Escolas Núcleos de Saúde e Desporto, com o objetivo de aumentar a ocorrência de eventos relacionados com as atividades físicas e com a promoção de uma alimentação equilibrada, permitindo a possibilidade de os alargar às famílias dos alunos. Pretende-se estabelecer parcerias com associações desportivas, centro de saúde e com nutricionistas.
  3. Promover debates e sessões de esclarecimento, dinamizadas por comunicadores experientes no tema da saúde mental, que incentivem os jovens a dialogar e a ultrapassar os seus problemas.