PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas Prof. Reynaldo dos Santos


Exposição de motivos
1) Uma grande parte dos jovens, independentemente do seu género, que tem problemas de saúde mental, estão relacionados com atos sexuais muito cedo e sem responsabilidade, neste caso a educação sexual serviria para ensinar sobre os riscos das atividades sexuais enquanto jovens. Poder-se-iam realizar mais campanhas de sensibilização bem como palestras.
Diminuir as horas que passamos na escola, bem como o tempo a realizar os trabalhos de casa e a duração dos testes a realizar, pois isso interfere na nossa vida pessoal e numa saúde mental que se quer equilibrada. Por exemplo: um aluno que tem atividade extracurricular (o que é muito importante para saúde mental e física) e tem aulas todo o dia, dificilmente vai conseguir conciliar as coisas. sem prejudicar uma das suas ocupações. Nas escolas de outros países, como na França por exemplo, só vão a escola 4 vezes por semana. Isso permitiria um maior descanso, o que é benéfico, para a saúde física e mental de jovens e famílias. Sentimos que começamos a viver sob estresse desde muito cedo e isso é muito prejudicial para a saúde mental dos jovens.
3) De forma anónima, a plataforma digital permite apoiar os jovens que sintam dificuldades no âmbito da Saúde Mental, bem como disponibilizar diversos recursos informativos sobre as mais variadas temáticas.


Medidas Propostas
  1. Aumentar a informação sobre a educação sexual de modo a melhorar a sua prevenção;
  2. Diminuir a carga horária em todos os ciclos de escolaridade, o número de trabalhos de casa e a duração dos testes de avaliação.
  3. Criar uma plataforma digital municipal, S0S “SAÚDE MENTAL”