PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Internacional de Torres Vedras


Exposição de motivos
Considerando que 1 em cada 5 portugueses sofre de problemas de saúde mental, ou seja 23% da população e que Portugal é o 5.º país da OCDE com mais consumo de ansiolíticos e antidepressivos, indicamos algumas medidas que podem ser implementadas nas escolas de forma a que na comunidade escolar estes números diminuam.


Medidas Propostas
  1. Acompanhamento escolar por psicólogos : Principalmente na altura da adolescência, entre o 7º e 12º ano, cada vez é mais necessário haver alguém que nos acompanhe fora do âmbito de aprendizagem. Precisamos de ter alguém que nos consiga aconselhar para que tudo permaneça estável para que possamos conciliar a nossa vida escolar, e todas os possíveis problemas que possam surgir, e a nossa vida pessoal.
  2. Mais aulas práticas ou em contexto exterior: Para que a atenção não se perca. Para que as aulas se destaquem e não sejam todas onde o professor/a professora fala e os 20 e tal alunos ouvem, o que acontece em todas as aulas.
  3. Cuidado com a parte física: Como refere a frase “mens sana in corpore sano” ,devemos cuidar de nós e do nosso corpo para também a mente estar bem, e estarmos em harmonia. Para isso promover a boa alimentação, a higiene e o exercício físico.