PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica São Gonçalo, Torres Vedras


Exposição de motivos
Devido à situação de pandemia, da Covid-19, que o mundo enfrentou, e ainda continua a enfrentar, a saúde mental teve, pela primeira vez, a verdadeira valorização e destaque, que há muito já devia ter. Esta situação, especialmente o tempo de Confinamento Geral, trouxe-nos uma nova perspetiva no que diz respeito aos pequenos gestos, afetos, interação social e novas formas de trabalhar, na qual, hoje, são mais valorizadas, comparativamente à época pré-pandemia. Atualmente, felizmente, estamos, gradualmente a “recuperar” o tempo “perdido”, regressando à “normalidade”, porém, casos de ansiedade e depressão mental, por exemplo, continuam demasiado elevados, sobretudo nos jovens, tendo em conta o que era suposto. Tendo por base este facto, as nossas propostas, tentam, a nível escolar, melhorar a Saúde Mental dos jovens.


Medidas Propostas
  1. Propõe-se a reformulação e, consequente, redução dos currículos das disciplinas, evitando redundância e repetição de conteúdos ao longo do ensino dos 2º e 3º ciclos. Reduziria, assim, a carga horária, que é excessiva, e o número de avaliações, situação esta que levaria os jovens a poderem usufruir do seu tempo em atividades que lhes proporcionem maior bem estar.
  2. Propõe-se o reforço do número de Psicólogos nas escolas. Com esta medida, tanto o Serviço de Psicologia Escolar como o Serviço de Psicologia e Orientação, teriam uma maior eficácia, proporcionando um atendimento mais frequente e de maior qualidade aos alunos.
  3. Propõe-se a promoção de atividades de interesse comum entre diferentes anos de escolaridade e turmas com o objetivo de proporcionar um melhor relacionamento entre alunos e haver momentos de reflexão sobre as suas preocupações, nomeadamente a sua saúde mental. Melhoraria, também, o ambiente escolar.