PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica Professor Agostinho da Silva, Casal de Cambra, Sintra


Exposição de motivos
A saúde mental dos jovens é, cada vez mais, um assunto que exige uma reflexão e, mais do que isso, medidas concretas que possam ser aplicadas na comunidade de forma a facilitar o acesso rápido a soluções. A proximidade das respostas é fundamental para uma ação rápida e eficaz. Assim, as nossas medidas visam a possibilidade de ação da comunidade num espaço de tempo que se quer curto, para que a eficácia seja inquestionável.
Sabendo que as consultas de terapia/psicologia podem ter um custo muito elevado para muitas famílias, consideramos que deveria existir mais investimento por parte do governo bem com maior envolvimento dos setores sociais de saúde e educação.
Muitas vezes os problemas da saúde mental dos jovens começam em casa e/ou na escola. É urgente promover um ambiente escolar sem bullying e um ambiente familiar sem agressão física e verbal. É urgente a criação de um ambiente de compreensão, amizade/amor e tranquilidade para evitar ou minimizar as doenças mentais nos jovens. É urgente um ambiente familiar e escolar mais saudável.


Medidas Propostas
  1. Criação de um cheque psicólogo, que daria a cada a cada aluno, por ano, direito a duas sessões com um psicólogo.
  2. Criação de uma sala de apoio psicológico em todas as escolas com a presença de profissionais dessa área a funcionar durante a semana.
  3. Realização de ações de formação sobre saúde mental dos jovens para os profissionais de educação e encarregados de educação.