PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária Matias Aires, Agualva, Sintra


Exposição de motivos
Os jovens apresentam, principalmente após a pandemia, cada vez mais, sintomas de ansiedade, depressão, dificuldade em dormir, sendo Portugal é o 2º país da Europa com a taxa mais elevada de doenças relacionadas com a Saúde Mental;
Acesso direto a Psiquiatras, Médicos de Família, Psicólogos e Enfermeiros de forma imediata e encaminhamento pode fazer a diferença quando alguns jovens escondem as suas fragilidades e têm vergonha de as partilhar com colegas/família/amigos. A linha telefónica pode ser uma forma de pedir ajuda para os seus problemas, de forma forma fácil sem se expor e puder falar com um profissional da área da saúde.
Atividades de convivência, proximidade e empatia, dinamizadas por alunos para outros alunos de anos diferentes podem ajudar na melhoria da auto-estima e fortalecer relações positivas.
A família é um pilar essencial para a promoção da saúde mental. As preocupações prendem-se com comportamentos agressivos, dificuldade em aceitar as críticas, a instabilidade familiar e a falta de tempo útil em família.


Medidas Propostas
  1. Promover a saúde mental, na escola, a partir da realização de atividades desportivas/jogos lúdicos, atividades de relaxamento no início e no fim das aulas, com ajuda das psicólogas do agrupamento, professores e alunos voluntários, criando uma rede de apoio inter-escolas e promovendo o intercâmbio de atividades.
  2. Criação de uma linha telefónica SOS com o centro de saúde mais próximo em articulação com o gabinete de Psicologia da escola.
  3. Dinamização, na escola, com regularidade, de atividades lúdicas e de reflexão conjunta com os pais, recorrendo ao Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família.