PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária do Arco-Íris, Portela, Loures


Exposição de motivos
Verifica-se uma grande incapacidade por parte dos Psicólogos das escolas para dar um apoio continuado a todos os alunos que dele necessitam. Considera-se fundamental sensibilizar as Câmaras Municipais e o Ministério da Educação para a necessidade de serem contratados mais psicólogos para acompanharem alunos com problemáticas ao nível da Saúde Mental.
Apesar de serem realizadas iniciativas no sentido de prevenir problemas na saúde mental dos jovens considera-se que essa tarefa deve ser mais regular e sistemática. Assim, devem ser preparadas sessões sobre Saúde Mental que forneçam informação à comunidade escolar sobre esta problemática e lhe possibilitem o conhecimento de mecanismos de promoção da saúde mental, a identificação precoce de situações de risco e opções de encaminhamento para ajuda especializada. Estas sessões devem ser garantidas por técnicos da Escola, preferencialmente psicólogos e por entidades exteriores a esta, como a ARISCO, as Câmaras Municipais, os Centros de Saúde, etc.
Considera-se que uma fase de risco na preservação da saúde mental dos jovens é a adaptação a uma nova escola, sobretudo no caso de alunos muito jovens e estrangeiros. A criação/generalização de projetos de apadrinhamento de novos alunos iria facilitar a integração destes novos alunos nas Escolas. Neste projeto procurar-se-ia que os alunos criassem uma bolsa "padrinhos/madrinhas", constituída por alunos voluntários, pertencentes a anos terminais de ciclo e com perfil adequado. Neste projeto procurar-se-ia que os alunos mais velhos acompanhassem os novos alunos na Escola e os ajudassem na sua integração (exemplos: 4.º ano com o 1.º ano; 6.º ou 9.º ano com o 5.º ou o 7.º ano; 12.º com o 10.º ano). Esta iniciativa poderia contar com o apoio e organização das associações de estudantes.


Medidas Propostas
  1. Aumentar o número de psicólogos em exercício de funções nas Escolas.
  2. Realizar sessões sobre Saúde Mental.
  3. Apadrinhamento de novos alunos.