PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Instituto de Ciências Educativas


Exposição de motivos
A Saúde Mental engloba o bem-estar psicológico, mas não se pode resumir apenas a isso. Esta também se traduz em atividades; comportamentos e a capacidade de se adaptar às diferentes situações. Devido à pandemia, o tema da Saúde Mental, foi mais vezes evidenciado. De acordo com a Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental, as perturbações mentais são as segundas mais comuns em Portugal, correspondendo a 11,8% do total de doenças. A mesma fonte revela que 1 em cada 5 portugueses apresenta uma perturbação mental.
Neste enquadramento, consideramos essencial a promoção da saúde mental em ambiente escolar, sendo propostas as seguintes medidas:


Medidas Propostas
  1. Gabinetes de triagem para a saúde mental. Propomos o reforço de técnicos especializados (ex. terapeutas e psicólogos) que tenham mais tempo dedicado ao acompanhamento dos alunos. Defende-se, desta forma, um incremento dos gabinetes de triagem e orientação nas escolas, com espaços próprios dedicados à saúde mental, onde num ambiente seguro e confortável, os alunos possam partilhar, à vontade, os seus problemas e angústias pessoais.
  2. Redução do número de avaliações. Sabemos que os momentos de avaliação formais são geradores de forte stress emocional para os alunos. Neste sentido, propomos a redução do número de avaliações formais, procurando desta forma promover-se uma melhor e mais saudável relação com a escola e com os conteúdos aprendidos.
  3. Dia Internacional da Saúde Mental. Propomos a celebração no dia 10 de outubro, nas escolas, do Dia Internacional da Saúde Mental, através de palestras e campanhas de sensibilização, de forma a aumentar a consciencialização da comunidade educativa para este tema.