PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica General Humberto Delgado, Santo António dos Cavaleiros, Loures


Exposição de motivos
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença.

Existem vários fatores que contribuem para o desencadeamento da doença mental, fatores esses como a epidemias. Um dos casos mais recentes de epidemia foi a quarentena devido ao Covid-19.
Através de questionários online mais de um quarto dos indivíduos da população geral adulta e cerca de metade dos profissionais de saúde reportam sintomas compatíveis com ansiedade e depressão moderadas a graves, e perturbação de stress pós-traumático.
Na nossa comunidade escolar verifica-se que mais alunos estão ansiosos , mais agressivos e menos sociáveis. Os pedidos de apoio à psicóloga cresceram muito, ainda é escondida por muitos que preferem o silêncio.
Do nada, as lágrimas surgem, o medo cresceu . A socialização é por vezes agressiva e difícil. A tolerância e o respeito pelo outro diminuíram, Alguns afirmam que não há paz, na família, na escola e nem na sociedade. Importa tomar medidas para melhorar a saúde mental dos jovens e adultos e, por isso, após uma reflexão em grupo turma propusemos três medidas.


Medidas Propostas
  1. Consciencialização dos jovens da existência das doenças mentais e dos sinais comportamentais de que a pessoa sofre da doença de foro mental e como pode ser tratada. Através de publicidade institucional, programas de televisão, canais da internet e redes sociais.
  2. Aulas de inteligência emocional para os alunos aprenderem a lidar com as suas próprias emoções. Simultaneamente, ter uma sala para meditação, descanso, para relaxar e acalmar. Criar nos espaços exteriores das escolas espaços acolhedores.
  3. Nos horários dos alunos promover duas alterações: 1ª- As aulas todos os dias começarem a partir das 9h00 ; 2ª Separação de pelo menos 1 tempo de 45 a 60 minutos , entre o período da manhã e da tarde, para melhorar a saúde mental dos alunos.