PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária de Odivelas


Exposição de motivos
1ª Medida: Colocação atempada de psicólogos em ambiente escolar.

A Saúde Mental é fundamental e indispensável para o desenvolvimento de qualquer pessoa, e a adolescência é uma fase desafiadora na grande maioria dos jovens e de quem um dia já o foi. Durante o período escolar é crucial manter uma sanidade estável para um bom desenvolvimento tanto a nível académico, social e as muitas outras coisas que vêm depois na fase adulta, a colocação de psicólogos em ambiente escolar facilitaria o bem-estar durante esta fase desafiadora da vida.
Achamos, então, que a colocação atempada de psicólogos em ambiente escolar seria uma boa medida.

2ª Medida: Conferências sobre o tema “Saúde Mental” em que estejam presentes profissionais de saúde e pessoas envolvidas no processo.

A Saúde Mental é um tema bastante falado e, consequentemente, surgem mitos e crenças à volta do assunto.
O primeiro passo para atingir um estado mentalmente saudável é promover o conhecimento sobre o assunto e esclarecer dúvidas existentes sobre o mesmo. A adolescência é uma fase crucial de aprendizagem em compreender os nossos sentimentos e emoções, respeitar os nossos limites e saber procurar ajuda. Todavia, esta tarefa torna-se, muitas vezes, um obstáculo, sendo essencial educar e orientar os jovens.
Achamos, então, que a organização de palestras e sessões de esclarecimento aos alunos e professores seria uma boa medida.


3ª Medida: Propor ao Ministério de Educação a diminuição da carga horária, se possível, tendo em vista maior disponibilidade para atividades extra-curriculares.

O excesso de carga horária é um fator que afeta a Saúde Mental dos jovens hoje em dia.
Os alunos são sobrecarregados com o excesso de horas que têm por dia de aulas, por vezes, tendo demasiados testes, trabalhos de casa, apresentações, etc, perdem muito tempo ao preocuparem-se com a escola, mesmo não permanecendo na mesma no momento.Devido ao esforço que impõe ao dedicarem se, a trabalhar sobre trabalhos escolares, acabam por perder tempo para focarem se em si mesmos. Muitos jovens deixam de praticar atividades extra-curriculares, como por exemplo, desporto, voluntariado, teatro, aprendizagem de uma nova língua, entre outras, por não terem tempo devido ao exagero de horas que têm que permanecer na escola.
Achamos, então, que a diminuição da carga horária seria uma boa medida.


Medidas Propostas
  1. 1ª Medida: Colocação atempada de psicólogos em ambiente escolar
  2. 2ª Medida: Conferências sobre o tema “Saúde Mental” em que estejam presentes profissionais de saúde e pessoas envolvidas no processo.
  3. 3ª Medida: Propor ao Ministério de Educação a diminuição da carga horária, se possível, tendo em vista maior disponibilidade para atividades extra-curriculares.